Diagnocenter Logo
Home Institucional Exames Unidades Notícias Dicas de Saúde Mapa do site Fale Conosco
Noticias Diagnocenter
Exercícios podem combater a depressão


A atividade física pode ser um dos melhores remédios contra depressão e ansiedade, e, por isso, deve ser mais frequentemente prescrita para pacientes que sofrem dessas condições, segundo especialistas da Associação de Transtornos de Ansiedade da América. Avaliando resultados de diversos estudos sobre o assunto, os pesquisadores concluíram que “os exercícios têm se mostrado tendo benefícios tremendos para a saúde mental” e “quanto mais terapeutas são treinados na terapia com exercícios, melhores os pacientes ficarão”.

 

De acordo com pesquisadores das universidades de Boston e Metodista do Sul, os tratamentos tradicionais - incluindo terapia cognitiva comportamental e medicamentos antidepressivos - não são acessíveis ou eficazes para todos os pacientes. “Os exercícios podem preencher a lacuna para pessoas que não podem receber as terapias tradicionais, por causa do custo, falta de acesso, ou porque não querem devido ao estigma social associado a esses tratamentos”, destacou o pesquisador Jasper Smits. “Além disso, os exercícios podem suplementar os tratamentos tradicionais, ajudando os pacientes a se tornarem mais focados e empenhados”, completou.

 

Eles destacam que pessoas que se exercitam relatam menos sintomas de ansiedade e depressão e menores níveis de raiva e estresse, além de mais energia e melhor humor. Segundo eles, seus efeitos podem ser os mesmos de alguns antidepressivos, agindo em neurotransmissores específicos no cérebro. Por isso, após consultar um médico, esses pacientes devem ser encorajados a se engajarem em 150 minutos por semana de atividades físicas moderadas ou 75 minutos de atividades vigorosas.