Diagnocenter Logo
Home Institucional Exames Unidades Notícias Dicas de Saúde Mapa do site Fale Conosco
Exames
Colposcopia


INDICAÇÕES

Este exame é geralmente recomendado para mulheres que tem um resultado anormal do exame de Papanicolau ou para aquelas que durante o exame ginecológico foi notada alguma alteração.
A colposcopia também é indicada quando é necessária uma biópsia do colo do útero ou quando há uma suspeita de Papiloma Virus. ( HPV )

CONTRA-INDICAÇÕES

Não existem contra-indicações absolutas para o método.

TEMPO DE EXAME

Aproximadamente 25 minutos.

PREPARO

A paciente deve levar sempre o resultado do citopatológico atualizado e um absorvente.
O colo e/ou vagina não devem ter sido traumatizado por exames ou explorações recentes.
Abstinência sexual por 48 horas antes da realização do exame.
Deve ser realizada na primeira fase do ciclo menstrual (de preferência entre o 9° e 14° dia do ciclo).
Se estiver fazendo uso de anticoncepcional oral, dar preferência ao anovulatório seqüencial, ou em casos especiais suspender por dois ciclos, antes da colposcopia.
Após histerectomia total o exame deve ser realizado em qualquer momento, porém em caso de alteração do trofismo é aconselhável um preparo estrogênico prévio, orientado pelo ginecologista.
 Nas mulheres menopausadas também é indicado preparo estrogênico por dez ou doze dias, encerrando a medicação no dia do exame (não é perigoso pois as doses administradas são insuficentes para fazer sangrar o endométrio ao cessar o tratamento).
Pacientes gestantes podem ser submetidas ao exame colposcópico quando for indicado. Deve atentar-se para as modificações estruturais, provocadas pela gestação, o que pode dificultar a interpretação de imagens anormais. Só o exame seqüencial e o seguimento citológico darão subsídios para excluir as dúvidas.