Diagnocenter Logo
Home Institucional Exames Unidades Notícias Dicas de Saúde Mapa do site Fale Conosco
Exames
Ultra-sonografia transretal da próstata com biopsia


INDICAÇÕES

Engloba estudo da bexiga, próstata e vesículas seminais. Avaliação do volume e pesquisa de nódulos. Possibilita a realização de biópsia diagnóstica.

ORIENTAÇÕES

Imediatamente após a biópsia o paciente permanece em observação
por um período de 15-20 minutos.Um repouso relativo nas primeiras 12 horas
após à biopsia é muito importante pois  facilita o processo de cicatrização .Neste período o paciente poderá realizar atividades físicas leves, evitando longas caminhadas e exercícios físicos. Pequenas complicações, usualmente sem maior significado clínico, são freqüentes. Essas pequenas complicações são pequenos sangramentos ao urinar ou ao evacuar. A presença de sangue no esperma durante 5 -7 dias pós-biopsia é muito freqüente. Estas alterações regridem espontaneamente após alguns dias ou semanas.

TEMPO DE EXAME

Aproximadamente 25 minutos.

PREPARO

Usar comprimido de Floxacina (Floxacin) 400 mg, de 12/12 horas e Metronidazol 400 mg, de 12/12 horas, um dia antes do exame, no dia do exame e um dia após o exame. O paciente deve suspender o uso de ASPIRINA ou ANTICOAGULANTES nos 3 dias que precedem o exame e nos 3 dias seguintes do exame. O paciente deve comunicar ao médico esta orientação de suspensão, trazer o laudo do exame anterior.