Diagnocenter Logo
Home Institucional Exames Unidades Notícias Dicas de Saúde Mapa do site Fale Conosco
Exames
Punção aspirativa por agulha fina de mama e/ou tireoide (PAAF)


INDICAÇÕES

Nódulos císticos já identificados em exames de imagem.

OBSERVAÇÕES

Durante o procedimento o paciente poderá sentir desconforto na coluna e no pescoço, causados pela posição e imobilidade necessárias.
Gelo e compressão local, após o término do procedimento, no geral, são suficientes para conter eventuais sangramentos. Raramente serão necessários outros tipos de intervenção para contê-lo.
Existe a possibilidade de infecção no local, felizmente muito rara.
É comum sentir um certo desconforto ou dor na região puncionada  após o procedimento. O uso de analgésicos do tipo Paracetamol (Tylenol®) ou Dipirona® (Novalgina® , Lisador® ) será suficiente para o alívio da dor. Inchaço e aumento da sensibilidade no local também são normais, mas cedem espontaneamente em alguns dias.
Em alguns casos raros, o material retirado pode não ser suficiente para um diagnóstico preciso e concordante. Nesta condição, existe a possibilidade de você ser chamada (o)  para um novo procedimento, para a retirada de mais material.

TEMPO DE EXAME

Aproximadamente 25 minutos.

PREPARO

O paciente deve suspender o uso de ASPIRINA ou ANTICOAGULANTES nos 3 dias que precedem o exame e nos 3 dias seguintes do exame. O paciente deve comunicar ao médico esta orientação de suspensão, trazer o laudo do exame anteriores e da solicitação de procedimento.