Corebiopsy ou Biopsia de Fragmentos
INDICAÇÕES
Nódulos já identificado em exames de imagem.
OBSERVAÇÕES
Durante o procedimento o paciente poderá sentir desconforto na coluna e no pescoço, causados pela posição e imobilidade necessárias.
Gelo e compressão local, após o término do procedimento, no geral, são suficientes para conter eventuais sangramentos. Raramente serão necessários outros tipos de intervenção para contê-lo.
Existe a possibilidade de infecção no local, felizmente muito rara.
É comum sentir um certo desconforto ou dor na mama após o procedimento. O uso de analgésicos do tipo Paracetamol (Tylenol®) ou Dipirona® (Novalgina® , Lisador® ) será suficiente para o alívio da dor. Inchaço e aumento da sensibilidade na mama também são normais, mas cedem
espontaneamente em alguns dias.
Em alguns casos raros, os fragmentos retirados podem não ser suficientes para um diagnóstico preciso e concordante. Nesta condição, existe a possibilidade do paciente ser chamado para realizar uma nova coleta de material (biópsia), para a retirada de mais material. Em outros casos, pode-se optar por uma biópsia aberta (feita no centro cirúrgico)
TEMPO DE EXAME
Aproximadamente 25 minutos.
PREPARO
O paciente deve suspender o uso de ASPIRINA (AAS ou AAS Prevent 100mg) ou ANTICOAGULANTES nos 3 dias que precedem o exame e nos 3 dias seguintes do exame. O paciente deve comunicar ao médico esta orientação de suspensão, trazer o laudo do exame anterior.
|