Diagnocenter Logo
Home Institucional Exames Unidades Notícias Dicas de Saúde Mapa do site Fale Conosco
Exames
Densitometria óssea de segmentos ou corpo inteiro


INDICAÇÕES

A realização da densitometria óssea é recomendada em mulheres com mais de 40 anos e homens com mais de 50 anos; mulheres menopausadas antes dos 65 anos que apresentem fatores de risco; adultos com história de fraturas com mínimo trauma; adultos com doenças crônicas ou em uso de medicamentos associados à perda óssea ou menor massa óssea; monitoramento terapêutico da osteoporose.

CONTRA-INDICAÇÕES

Gestação.

LIMITAÇÕES

Limite de peso para a realização do exame: 100 kg.
Em caso de prótese total do quadril, realizar Densitometria do Corpo inteiro e em pacientes acima de 100 Kg, realizar do antebraço.

TEMPO DE EXAME

Aproximadamente 20 minutos.

PREPARO

Não é necessário jejum. Pode ser realizado com qualquer vestimenta, evitando os botões, zíper e fivelas metálicas. No dia da realização do exame, o paciente que estiver fazendo uso de medicamento contendo cálcio não deve tomá-lo. Não realizar exames de medicina nuclear ou radiológicos contrastados (radiografia e/ou tomografia computadorizada com a administração de contraste via oral ou retal) nos 5 dias que antecedem a densitometria. Trazer radiografias de coluna tóraco-lombar e/ou densitometria óssea realizados anteriormente, se houver.