Diagnocenter Logo
Home Institucional Exames Unidades Notícias Dicas de Saúde Mapa do site Fale Conosco
Exames
Mamografia de alta resolução, com CR digital e magnificação


Diferenças:

MAMOGRAFIA DIGITAL (CR) -  Eficácia na detecção de doenças em pacientes com mamas densas, ou seja, mulheres com menos de 50 anos, utiliza uma baixa dose de radiação, a imagem após digitalizada pode ser manipulada pelo técnico, para corrigir evetuais erros, não há desperdicio de filme e não é necessário a câmera escura.

 

MAMOGRAFIA DE ALTA RESOLUÇÃO -  Exame de Raios –X realizado para detecção de tumores mamários, onde pode ser evidenciado calcificações, linfonodos, densidades assimétricas, sempre que possível deverá ser complementado pela ultrassonografia. O Resultado é analisado em categorias pela classificação do American Collegy  of  Radiology conhecida com Bi – Rads (traduzindo Breast  Imaging  and Reponting Data Sistem), e é classificado de 0 a 6.

MAGNIFICAÇÃO – É uma técnica  variante da mamografia, utilizada para melhor definição de algumas anomalias, onde uma imagem que não pode ser discernida é ampliada para seu melhor estudo e diagnóstico.

INDICAÇÕES

Rastreamento do câncer de mama em mulheres assintomáticas com a finalidade de detectar lesões não palpáveis, sendo obrigatório a realização  anual, a partir de 35 anos), ou antes dessa idade a critério médico. Diagnóstico do câncer de mama em mulheres com sinais ou sintomas - nódulo, espessamento, descarga papilar e estudo comparativo com a mama contra-lateral.

CONTRA-INDICAÇÕES

Não há contra-indicações. No caso de gestantes, somente é realizada mamografia em condições de suspeição elevada e com incidência dos raios de baixo para cima.

LIMITAÇÕES

Alguns casos de câncer não são diagnosticados pela mamografia, notadamente nas mamas densas (10%). O valor preditivo positivo da indicação de biópsia é entre 25 e 40%.

TEMPO DE EXAME

Aproximadamente 20 minutos.

PREPARO

De preferência, marcar o exame até 10 dias do começo da menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis e doloridas. Não usar desodorante no dia do exame. Trazer exames anteriores relacionados ao estudo das mamas (mamografia, ultra-sonografia ou ressonância magnética).