Diagnocenter Logo
Home Institucional Exames Unidades Notícias Dicas de Saúde Mapa do site Fale Conosco
Exames
Doppler de membros inferiores ou superiores , venoso p/b e color


INDICAÇÕES

A razão mais importante para a realização do exame  é procurar por um coágulo de sangue, que se localiza nas veias das pernas,principalmente,  nos casos de trombose venosa. Estes coágulos podem se soltar e seguir para os pulmões, onde podem causar uma condição de risco chamada "embolia pulmonar". Se diagnosticado em tempo, existem tratamentos que podem impedir esta ocorrência.
Mas a razão mais freqüente e comum pela qual este exame é realizado é a avaliação de quadros de edema secundário a varizes dos membros inferiores, principalmente quando se deseja indicar uma cirurgia, ou avaliar se existe comprometimento do sistema venoso profundo. Em pessoas com veias varicosas, as válvulas que existem no interior das veias e que facilitam o movimento do sangue na direção certa, podem estar danificadas. O exame pode ser importante para ajudar a definir uma indicação cirúrgica.
Outras indicações para a realização do exame  tanto nos membros inferiores como nos membros superiores, são:

  • Mapear veias que serão removidas e utilizadas em outros procedimentos. cirúrgicos, como na retirada das veias safenas na cirurgia cardíaca, para implante de pontes de safena.
  • Examinar um enxerto vascular usado em procedimentos de hemodiálise, para verificar se está funcionando ou não, de modo adequado.
  • Como método auxiliar para ajudar nos casos de cateterismo venoso de uma veia de grosso calibre.

CONTRA-INDICAÇÕES

Não há contra-indicações para a realização do exame, que é indolor e não utiliza radiação ionizante.

TEMPO DE EXAME

Aproximadamente 20 minutos.

PREPARO

O exame não requer jejum ou preparo específico.